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Terapeutas ocupacionais, psicopedagogos clínicos e institucionais, podólogos e psicomotricistas
O que fazem os terapeutas ocupacionais, psicopedagogos clínicos e institucionais, podólogos e psicomotricistas?
O terapeuta ocupacional, o psicopedagogo clínico e institucional, o podólogo e o psicomotricista prestam serviços de saúde de diagnóstico, preventivos, curativos e de reabilitação.
Principais Características do Estilo de Trabalho
Integridade Empatia Atenção ao detalhe Resistência ao stress Autocontrolo Autonomia Confiabilidade
Principais tarefas no dia-a-dia desta profissão
O que podes esperar desta profissão quando a estiveres a exercer.
- Aconselhar sobre adaptações arquitetónicas e dos equipamentos de uso doméstico
- Aplicar programas de educação para a saúde, psicoeducação e pedagogia terapêutica, individualmente ou em colaboração com outros profissionais
- Avaliar aptidões, recursos, interesses dos doentes e condições do meio social, para determinar o seu estado de saúde e elaborar programas de reabilitação
- Conceber, implementar e avaliar programas no âmbito da intervenção psiocomotora, estimulação, educação, reeducação e terapia
- Desenvolver e aplicar planos de tratamento para os problemas encontrados, avaliar e documentar os progressos do paciente
- Efetuar pequenos procedimentos cirúrgicos aos pés e tornozelos
- Elaborar métodos e programas psicopedagógicos
- Fazer consultoria e participar em projetos no âmbito da intervenção psicomotora
- Identificar e avaliar fatores pessoais e do meio envolvente que influenciam a aprendizagem e o desempenho de uma atividade e a participação social
- Identificar e prescrever tratamentos ou calçado corretivo para problemas dos pés, tornozelos e relacionados
- Identificar áreas subjacentes de disfunção neurológica e de maturação, analisar atividades a cada caso, para as converter em exercício terapêutico
- Ocupar os doentes em atividades manuais e criadoras para recuperarem a capacidade funcional dos músculos, a coordenação dos movimentos e a resistência à fadiga
- Reensinar os pacientes a executar os gestos comuns do quotidiano (comer, fazer a higiene, vestir-se, etc.)