Home / Profissões / Técnicos de compras
Técnicos de compras
O que fazem os técnicos de compras?
O técnico de compras adquire bens e serviços, para uso ou revenda, em nome de estabelecimentos e organizações industriais, comerciais, governamentais ou outros.
Principais tarefas no dia-a-dia desta profissão
O que podes esperar desta profissão quando a estiveres a exercer.
- Comprar equipamento genérico ou especializado, materiais ou prestação de serviços
- Comprar mercadorias para revenda a retalhistas ou grossistas
- Contactar fornecedores e negociar preços, descontos, prazos de crédito e acordos de transporte
- Determinar ou negociar termos e condições do contrato, adjudicar contratos a fornecedores ou recomendar propostas de contratos para comprar equipamento, matérias-primas, serviços e mercadorias para revenda
- Estudar relatórios de mercado, publicações do comércio, materiais de promoção de venda, visitar feiras, salões de exposições de fábricas e outros eventos
- Obter informação sobre necessidades e stocks, elaborar especificações sobre a quantidade e qualidade dos bens a serem comprados, custos, data de entrega e outras condições do contrato
- Programar e monitorizar as entregas e contactar clientes e fornecedores para resolver problemas
- Selecionar mercadorias ou produtos que melhor satisfaçam os requisitos da empresa
- Supervisionar a distribuição de mercadorias e manter o nível de stocks adequado