Home / Profissões / Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
O que fazem os técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (tic)?
O técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação presta assistência técnica aos utilizadores, diretamente ou por telefone, email ou outros meios eletrónicos, incluindo o diagnóstico e resolução de questões e problemas com software, hardware, equipamento periférico de computadores, redes, bancos de dados e Internet, além de fornecer orientação e suporte na implementação, instalação e manutenção de sistemas.
Principais Características do Estilo de Trabalho
Atenção ao detalhe Pensamento analítico Confiabilidade
Principais tarefas no dia-a-dia desta profissão
O que podes esperar desta profissão quando a estiveres a exercer.
- Consultar guias do utilizador, manuais técnicos e outros documentos para pesquisar e implementar soluções
- Instalar e executar pequenas reparações nos equipamentos e programas informáticos
- Instalar equipamento, cabos, sistemas operativos ou programas informáticos
- Introduzir comandos e observar funcionalidades do sistema para verificar operações e detetar erros
- Manter registos diários das comunicações de dados, problemas e ações corretivas executadas
- Responder às questões dos utilizadores sobre equipamento e programas informáticos
- Simular ou reproduzir problemas técnicos encontrados pelo utilizador
- Vigiar o desempenho diário de sistemas de comunicações e computadores