Home / Insights / Um ano letivo com novos cursos e novas estatísticas (2020/2021)
Um ano letivo com novos cursos e novas estatísticas (2020/2021)
Os dados do Brighter Future sobre os cursos do ensino superior foram atualizados. Fica a saber como evoluiu o número de alunos inscritos e diplomados e o número de vagas no ano letivo 2020/2021. E pesquisa mais de 4500 cursos.
PUBLICADO A 08/08/2022
AUTOR FJN
PALAVRAS CHAVE RELACIONADAS
PARTILHA ESTE ARTIGO
Em agosto de 2022, foram atualizados no Brighter Future os cursos do ensino superior – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados – e as suas estatísticas relativas ao ano letivo 2020/2021 como o número de vagas, alunos inscritos e alunos diplomados.
São 4570 o número de cursos do ensino superior que podem ser visualizados na plataforma Brighter Future, nomeadamente cursos de licenciatura e mestrado integrado (mais de 1500 cursos), mas também cursos de mestrado (mais de 2000 cursos) e CTeSP (mais de 880 cursos).
Para além de informação chave dos cursos – como nível e tipo de ensino e localização da unidade orgânica – podem ser consultadas as estatísticas de cada curso e as principais condições para o Concurso Nacional de Acesso tais como provas de ingresso, vagas estabelecidas e média do último colocado no concurso nacional de acesso do ano letivo anterior.
Em termos agregados, quais foram os destaques dos principais indicadores do ensino superior em 2020/2021?
Num período bastante marcado pela crise pandémica, o número de alunos inscritos, alunos diplomados bem como de vagas aumentaram face ao ano letivo anterior.
Em 2020/2021, estavam inscritos em cursos do ensino superior cerca de 404 mil alunos e cerca de 83 mil terminaram um curso do ensino superior nesse ano. Estes valores correspondem a um crescimento de 4,9% e 6,7% face ao ano letivo anterior, respetivamente.
Manteve-se, deste modo, a tendência de crescimento verificada desde o ano letivo 2013/2014 com os alunos inscritos a crescerem cerca de 14,7% e os diplomados cerca de 21,9% entre os anos letivos 2013/2014 e 2020/2021.
Depois da redução verificada no número de vagas dos cursos do ensino superior no ano letivo de 2019/2020 face ao ano letivo anterior (redução de 2,2%), as vagas em 2020/2021 aumentaram cerca de 0,9%.
Evolução dos Diplomados, Inscritos e Vagas (Ano Letivo 2013/2014 = 100)
Fonte: DGEEC, FJN/Brighter Future. NOTA: Diplomados e inscritos de cursos de licenciatura, mestrado integrado, CTeSP, mestrado e doutoramento. Vagas de cursos de licenciatura e mestrado integrado.
O maior aumento de diplomados ocorreu nos cursos de Mestrado
Entre 2019/2020 e 2020/2021, o número de diplomados aumentou para todos os níveis de ensino, mas de forma mais expressiva nos cursos de mestrado (8,6%). Seguiram-se os CTeSP e os cursos de doutoramento com um crescimento de 7,7% e 7,2%, respetivamente. No caso dos cursos do 1º ciclo, o aumento foi mais contido com os diplomados de cursos de licenciatura e de mestrado integrado a crescerem cerca de 6,4% e 3,8%, respetivamente.
Os alunos diplomados dos cursos de licenciatura foram cerca de 48 mil e continuam a ser a maioria, representando cerca de 58% do total de 83 mil diplomados em 2020/2021. De seguida apareceram os cursos de mestrado – cerca de 20 mil diplomados – com um peso de 24% no total. Os cursos de mestrado integrado surgiram na terceira posição – mais de 8 mil diplomados – com uma proporção de cerca de 10% do total. Apesar de representarem apenas 6% dos diplomados em 2020/2021 com mais de 5 mil diplomados, os CTeSP demonstraram um forte crescimento na sua representatividade face aos anos letivos anteriores. Na última posição encontravam-se os cursos de doutoramento com um peso inferior a 3% nos diplomados.
Evolução dos Diplomados por nível de ensino (Ano Letivo 2013/2014 = 100)
Fonte: DGEEC, FJN/Brighter Future. NOTA: Alunos diplomados de cursos de licenciatura, mestrado integrado, CTeSP, mestrado e doutoramento. Ano Letivo 2013/2014 = 100 em todos os níveis de ensino, exceto CTeSP (2015/2016).
Apesar do crescimento de cerca de 6,7% no número de diplomados de 2020/2021 face ao ano letivo anterior, algumas áreas de formação registaram um decréscimo, com destaque para a área de ‘Agricultura, silvicultura e pesca’ com uma redução de 17,3%. No polo oposto, estas foram as áreas de formação com maior crescimento no número de diplomados:
Ciências físicas: 16,5%
Matemática e estatística: 16,1%
Artes: 13,8%
Humanidades: 11,9%
Serviços Socias: 10,9%
Informação e Jornalismo: 10,4%
O crescimento do número de alunos inscritos foi transversal a todos os níveis de ensino
O número de alunos inscritos aumentou para todos os níveis de ensino em 2020/2021 face ao ano letivo anterior. Destacaram-se as variações dos inscritos dos cursos de 2º e 3º ciclo: os inscritos de doutoramento cresceram 8,6% e os de cursos de mestrado aumentaram 5,1%.
Para os cursos de 1º ciclo, o crescimento foi de 5,4% para as licenciaturas e 1,8% nos cursos de mestrado integrado. No caso dos CTeSP, verificou-se um crescimento de 4,1%.
Os alunos inscritos nos cursos da licenciatura foram quase 234 mil, representando cerca de 58% do total de inscritos em 2020/2021.
Os inscritos nos cursos de mestrado e mestrado integrado tiveram um peso bastante semelhante ao representarem cada um cerca de 16% dos inscritos, ou seja, existiam, em 2020/2021, mais de 129 mil inscritos em cursos de mestrado e mestrado integrado. Os inscritos em cursos de doutoramento permaneceram na quarta posição com um peso de 6% no total dos inscritos à frente dos inscritos dos CTeSP que, apesar do forte crescimento registado nos últimos anos letivos, representaram, em 2020/2021, cerca de 4% dos inscritos.
Evolução dos Inscritos por nível de ensino
Fonte: DGEEC, FJN/Brighter Future. NOTA: Diplomados de cursos de licenciatura, mestrado integrado, CTeSP, mestrado e doutoramento. Ano Letivo 2013/2014 = 100 em todos os níveis de ensino, exceto CTeSP (2014/2015).
Apesar do crescimento de cerca de 4,9% no número de alunos inscritos em 2020/2021 face ao ano letivo anterior, algumas áreas de formação verificaram um decréscimo, designadamente as áreas de ‘Arquitetura e construção’ e ‘Indústrias transformadoras’ com uma redução de 2,7% e 2,6% no número de inscritos, respetivamente.
Já as seguintes áreas de formação destacaram-se como aquelas em que o número de alunos inscritos mais cresceu em 2020/2021 face ao ano letivo anterior:
Serviços de segurança: 20,3%
Ciências físicas: 9,8%
Informática: 8,3%
Ciências veterinárias: 8,2%
Apesar do forte aumento na área dos ‘Serviços de segurança’ em 2020/2021 face ao ano letivo anterior, o número de inscritos desta área representava menos de 1% do número de inscritos no ano letivo 2020/2021.
As vagas aumentaram quer nos cursos de licenciatura como de mestrado integrado
O número de vagas, indicador que só está disponível para licenciaturas e mestrados integrados, aumentou para ambas as tipologias do 1º ciclo, sobretudo nos mestrados integrados com um crescimento de 1,3% em 2020/2021 face ao ano letivo anterior. Embora mais contida, a variação das vagas dos cursos de licenciatura foi de 0,8%.
Analisando por tipo de ensino, verificaram-se algumas tendências de relevo. Apesar do número de vagas ter aumentado para todos os tipos de ensino – com exceção do ensino privado politécnico onde o número de vagas em 2020/2021 não registou alterações de relevo face ao ano letivo anterior (redução de -0,03%) – o crescimento foi mais significativo nas vagas do ensino público com as vagas a crescerem cerca de 1,1%, quer no ensino público universitário como no ensino público politécnico. No caso do ensino privado universitário o crescimento foi menos expressivo: 0,4%.
Evolução das Vagas por tipo de ensino
Fonte: DGEEC, FJN/Brighter Future. NOTA: Ano Letivo 2013/2014 = 100 em todos os tipos de ensino
O aumento generalizado do número de vagas em 2020/2021 face ao ano letivo anterior não se verificou para todas as áreas de formação. No caso da ‘Agricultura, silvicultura e pesca’, ‘Indústrias transformadoras’ e ‘Proteção do ambiente’ verificou-se uma redução de aproximadamente 2%. Por oposição, as seguintes áreas de formação registaram um crescimento superior a 8%:
Serviços de segurança: 16,7%
Ciências veterinárias: 16,2%
Serviços sociais: 8,6%
Formação professores e ciências da educação: 8,2%
Estas e outras estatísticas estão disponíveis para cada curso do ensino superior
Além das estatísticas sobre o número de alunos inscritos, alunos diplomados e número de vagas, existem um conjunto alargado de outros indicadores para cada curso que também foram atualizados no Brighter Future, nomeadamente:
a situação dos alunos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, 1 ano após essa matrícula;
a distribuição das classificações finais dos diplomados do curso;
a forma de ingresso dos alunos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez.
propensão ao desemprego dos recém-diplomados
Além destes indicadores, foram também atualizados os dados relativos à propensão ao desemprego dos recém-diplomados de cursos de licenciatura e mestrado integrado.