De acordo com os dados das ofertas de emprego da plataforma Skills-Ovate (Cedefop/Eurostat), a procura por competências digitais aumentou em 2024 em comparação com ao ano anterior. No último ano, cerca de 32% das competências pedidas nas ofertas de emprego foram digitais, um aumento de 4 pontos percentuais face a 2023 (28%). Não obstante, as competências técnicas e transversais continuam a ser a mais requisitadas, ambas com uma representatividade de 34% nas competências pedidas nas ofertas de emprego em 2024. (1)
Distribuição das competências pedidas nas ofertas de emprego, por tipo de competência e por ano
FONTE: SKILLS-OVATE (CEDEFOP/EUROSTAT), BRIGHTER FUTURE.
Quais foram as competências mais procuradas pelos empregadores?
As competências mais procuradas pelos empregadores não têm variado nos últimos anos. De facto, 18 das 20 competências mais procuradas em 2024 encontravam-se também no top 20 das mais procuradas no ano anterior. Todavia a sua ordenação foi ligeiramente diferente. Em 2024, as 20 competências mais procuradas representaram cerca de 40% do total das competências mencionadas nas ofertas de emprego, um aumento da concentração face aos 32% verificados em 2023.
Os empregadores parecem destacar competências para lidar com situações de mudança, para resolver problemas, para trabalhar em equipa, competências digitais básicas e relacionadas com o serviço aos clientes.
Competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego em 2024
FONTE: SKILLS-OVATE (CEDEFOP/EUROSTAT), BRIGHTER FUTURE.
Das 20 competências mais pedidas em 2024, mais de metade (11) eram competências transversais, 5 competências digitais e apenas 4 eram competências técnicas.
As 18 competências comuns ao top das 20 mais procuradas em 2023 e 2024 foram as seguintes:
Face ao ano anterior, as 2 competências que saíram do grupo das 20 mais procuradas foram ‘Liderar uma equipa’ e ‘Pensar proativamente’. No sentido oposto, as competências que entraram no top das mais pedidas em 2024 foram ‘Gestão de projetos’ e ‘Sistemas de TIC empresarial’.
Nota Metodológica:
Na elaboração do presente Insight recorreu-se aos dados das ofertas de emprego online no mercado laboral português, facultados pela CEDEFOP e o Eurostat no âmbito do projeto Skills-OVATE e tratados pela plataforma Brighter Future, relativos ao ano de 2024.
(1) As competências podem ser categorizadas em três grandes grupos:
Competências técnicas: comumente chamadas hard skills, que são relevantes para uma tarefa ou profissão específica;
Competências digitais: competências técnicas que permitem o uso de tecnologias de informação e comunicação;
Competências transversais: comumente chamadas soft skills, são, por natureza, competências mais pessoais/comportamentais e englobam a capacidade de interação com os outros e com o contexto e ambiente de trabalho.